Atividades de interpretação de textos literários
1. Com relação à correspondência lida, responda:
a) Qual o seu remetente e o seu destinatário?
b) Que tipo de relação existe entre remetente e destinatário? Justifique a resposta.
c) De que ponto de vista tomamos conhecimento dessa relação? De que maneira essa visão parcial interfere em nosso entendimento?
2. Na passagem: "António, ele não me deixa sair [...]", o pronome ele recupera um termo já citado no texto. Qual?
3. Nas duas últimas cartas, a remetente fala ao destinatário de uma terceira pessoa. Quem é essa pessoa e que tipo de relação ela mantém com a remetente?
4. Em outra passagem, a remetente utiliza a palavra "bandido" para se referir ao "amigo". Em que sentido ela teria empregado essa palavra?
5. Na linguagem jurídica utiliza-se a palavra concubino(a) para designar a pessoa que coabita como cônjuge com outra sem ser com ela casada legalmente. Existem, no entanto, inúmeras outras palavras que são utilizadas para designar as pessoas que vivem em concubinato. Na região em que você mora, qual(is) palavra(s) é (são) utilizada(s) para designar concubino(a)?
6. Você diria que o tom marcante das cartas é o da súplica, do desabafo ou da persuasão? Justifique sua resposta a partir da linguagem e da pontuação utilizada pela remetente.
7. Após assinar a primeira e a segunda carta, a remetente ainda escreve mais alguma coisa que é precedida pela abreviação PS. O que significa P.S.?
8. A remetente optou pelo tratamento tu para se referir ao destinatário ("[...] farei os teus desejos."; "Queridinho, te mando esta cartinha [...]"; "não sei se sabias [...]"). Aponte uma passagem em cada carta em que ela opta por outro tratamento.
9. Onde você mora qual é a forma mais utilizada para se referir ao interlocutor: tu ou você? As pessoas, assim como Ismênia, misturam os tratamentos?
10. O que é possível observar na forma como a remetente inicia as três cartas?
É isso, amigos, no próximo artigo postarei aqui o gabarito dos exercícios acima. Lembre-se sempre de que Português deve ser estudado como qualquer outra disciplina, isto é, fazendo muitos e variados exercícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário