Seja muito bem-vindo(a)

Seja muito bem-vindo(a) ao nosso site. Aqui você vai estudar um pouco mais sobre os diversos assuntos que caem no Enem e poderá se preparar melhor para esta prova tão importante hoje em dia. Um dos assuntos importantes para nós são os gêneros textuais e quero falar um pouco deles aqui.

Gêneros e tipos textuais


Pensemos em textos do nosso cotidiano: carta, conversa telefônica, receita, notícia de jornal são exemplos de textos que, salvo algumas variações, mantêm certas características que nos permitem identificá-los.




Não precisamos ver uma pessoa falando ao telefone, nem saber o assunto para afirmarmos que se trata de uma conversa telefônica, porque a estrutura textual é inconfundível. O mesmo acontece com a carta e com a receita: ao observarmos sua organização textual, sabemos que se trata de uma carta (lugar e data, vocativo inicial, cumprimento, desenvolvimento, despedida, assinatura, P.S.) ou de uma receita (lista de ingredientes, modo de preparo).

Carta, conversa telefônica, recibo, bula de remédio, receita, sermão, manual de instruções, notícia de jornal são exemplos de gêneros textuais.